Os doze deuses Olimpianos



Eu não vou mentir: de fato nunca gostei da mitologia Grega. Mas de uns tempos pra cá, pesquisando, lendo e assistindo alguns filmes, passei a me interessar bastante. Eu acredito na teoria de que todos estes deuses, titãs e criaturas já existiram ou ainda existem. Afinal, não pode ser mera coincidência que todas as histórias encaixem-se entre si, nem mesmo a mente brilhante de William Shakespeare seria capaz de criar uma história tão convincente e realista como a Guerra de Troia.
Por isso decidi criar este blog. As mitologias me fascinam, e me fascinam mais ainda os seus protagonistas. Que nestes mitos que retratamos, seriam os 12 Olimpianos.
Para início de conversa, vamos falar da criação geral do Universo. Que se deu no nascimento do Caos.
Não se sabe ao certo de onde veio o Caos, tudo o que se sabe é que a história toda começou com ele. Dele nasceram: Gaia (a terra), Urano (O céu), Eros (o amor), Nix (a noite) e Érebo (a escuridão). Alguns desses irmãos tiveram filhos entre si, como Érebo e Nix. Que, de sua união, nasceu Éter e Hemera (a luz e o dia).
Além de Érebo e Nix, também houve o caso de Urano e Gaia. Urano manteve relações com Gaia diversas vezes, e fazia seguidos filhos na deusa. Os mais famosos foram os doze titãs clássicos: Chronos (o tempo), Hipérion (o sol), Oceano (o Mar), Mnemósine (a Memória), Febe (a Lua), Têmis (a Lei), Crio (o frio), Jápeto  (a Fúria), Céos (a inteligência), Réia (o Compromisso), Téia (mulher de Hipérion) e Tétis (esposa de Oceano). Mas Urano nunca se afastara de Gaia, e estavam sempre em posição de carícias – por parte de Urano -, por isto os titãs nunca saíram, de fato, de Gaia.
Então Gaia, atordoada, incentivou seu filho Cronos a decepar o órgão genital de seu pai enquanto eles ainda estavam mantendo relações. Assim foi feito e os titãs nasceram. Junto deles vieram os Hecatônquiros – ou centímanos – e os cilopes. Os hecatônquiros eram gigantes de 100 braços e 50 faces, possuíam um tamanho e poder físico descomunal. Os ciclopes eram criaturas de um olho só que possuíam força descomunal.
Hipérion juntou-se a Téia, gerando assim Hélios (representação do sol), Selene (representação da Lua) e Eos (a aurora). Cronos juntou-se a Réia, e por ter liderado o tormento à seu pai, passou a governar junto à Réia como o senhor Titã; ele jogou ao Tártaro os Ciclopes e os Centímanos, para caso preferissem revoltar-se contra ele.
Contudo, Urano profetizara sobre Cronos que ele também seria destronado por um de seus filhos. E sempre que nascia uma criança, ele as engolia. Por serem filhos de um titã, eram imortais, e lá ficavam. E por Cronos ser o senhor do tempo, eles ficavam na mesma forma de criança recém-nascida. E isso aconteceu com Hera, Poseidon, Hades, Deméter e Héstia (em outros mitos – mais aceitos - , o centauro Quíron).
Réia, horrorizada com o feito decidiu salvar o sexto filho, que viera a ser Zeus. Então quando Cronos fora engolir a sexta criança, Réia deu a ele uma pedra, envolta em um manto, e jogou o filho ao mundo. Zeus cresceu e tornou-se um homem forte e robusto, desposando Métis, contando-lhe suas dores e angústias. Réia, envolta em remorço por seu amado, deu a ele uma poção que faria o Senhor do Tempo vomitar todas as cinco crianças. E assim foi feito, daí em diante começa a guerra entre deuses e Titãs, os Ciclopes e Centímanos foram libertados e passaram para o lado dos deuses que venceram a guerra e tomaram para si o Olimpo. Da segunda geração de Titãs os mais importantes foram Epimeteu, Prometeu e Atlas. Epimeteu criou os animais e deu-lhe qualidades, vontades e atributos. E quando criou os humanos não tinha mais nada para oferecer-lhes. Recorreu a seu irmão, Prometeu, que roubou o fogo dos deuses e deu aos humanos. Como castigo, Zeus o colocou em um castigo de ter o fígado digerido por águias pelo resto da eternidade, que mais tarde viria a ser salvo por Héracles.
Incumbiu a Atlas a tarefa de segurar o Céu (Urano), no topo do monte Ótris, para que ele não tocasse na terra (Gaia), vingando-se assim de sua traição.
Mais tarde vieram os romanos e suas crenças (quase todas baseadas nos deuses e mitologias egípcias), que não se cansaram de copiar os Egípcios e passaram a copiar também os gregos. Por isso não gosto muito deles.

Zeus



Dentro da mitologia grega é o deus mais importante. Os gregos criam que seus deuses estavam separados em diversos grupos. Os mais poderosos eram os deuses do Olimpo, que se dividiam em várias classes. A classe superior era formada por Zeus, o governante de todos os deuses.
Junto dele governavam o Olimpo: Hera, Poseidon, Artemis, Apolo, Hermes, Atena, Dioniso, Deméter, Ares, Afrodite e Hefesto. Ele e seus dois irmãos (Poseidon e Hades) eram considerados como Os três Grandes. Os filhos de Zeus eram os heróis mais famosos, como Héracles e Perseu. Seu símbolo é um raio e seu animal é a águia. 

Hera



Hera foi a irmã-esposa de Zeus e deusa grega, também conhecida como Juno na mitologia romana. Era ciumenta e agressiva, já que Zeus desonrava o casamento que Hera considerava sagrado. Atentava contra as amantes de Zeus e seus filhos poupando apenas Maia e seu filho Hermes que Hera gostava por achá-lo inteligente. 
Seu templo construído em Olímpia era mais antigo do que o de Zeus e nele continha imagens de Zeus como guerreiro ao lado do trono de Hera, mostrando que a deusa escolhera Zeus para ser seu deus e não o contrário. 
Quando ela desentendeu-se com Zeus ele concebeu Atena, mostrando que não precisa dela nem para dar continuação à família. Seus animais sagrados são um pavão e réis a lenda de que também seria uma vaca. 

Poseidon 


Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Era filho do titã Cronos e Reia. Irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus das almas dos mortos, do subterrâneo). De acordo com a mitologia grega, Poseidon teve várias amantes e com elas vários filhos como, por exemplo, o gigante Órion e o ciclope Polifemo. Poseidon aparece em vários mitos da Grécia Antiga. Num deles, disputou com a deusa Atena o controle da cidade-estado de Atenas, porém saiu derrotado. Num outro mito ajudou os gregos na Guerra de Tróia. Fez isto para se vingar do rei de Tróia que não havia lhe pagado pela construção do muro na cidade. Na mitologia romana, Poseidon é conhecido como Netuno. Seu símbolo é um tridente e seu animal sagrado é um cavalo.

Apolo


É o deus grego da música e do sol. Filho de Leto e de Zeus, Apolo é associado ao sol e ao pastoreio. É descrito como um jovem alto e bonito, além de simbolizar a ordem, a medida e a inteligência, ele também é considerado patrono das artes.
Segundo a lenda, embora Apolo não fosse considerado bom esportista, era um arqueiro de grande habilidade. Suas flechas podiam causar doenças e morte súbita aos homens. Seu símbolo é uma lira e seu animal sagrado é um rato.

Ártemis 


A deusa grega da lua, dos animais e da caça, filha de Zeus e irmã gêmea de Apolo. Ela era amada em especial pelas Ninfas, com as quais dançava freqüentemente nas florestas. Ártemis era apaixonada por Orion, filho de Poseidon, pois ele também era um caçador como ela. 
Porém Apolo não simpatizava com ele e muito lhe desagradava à afeição da irmã pelo jovem. Deste modo, certa vez que Orion estava mergulhado na água, brincando com um escorpião e somente sua cabeça aparecia, Apolo, mostrou aquele objeto escuro para Ártemis, desafiou-a em acertá-lo. 
Sem imaginar que se tratava da cabeça de seu amado, ela acertou-o com sua flecha. Momentos depois, as ondas trouxeram o corpo de Orion até a praia e Ártemis, em sua dor, não queria que seu amado desaparecesse para sempre, então resolveu colocá-lo entre as estrelas do céu, onde ele aparece como um gigante com cinto e espada, ao lado de Órion está Sirius, seu fiél cão e o escorpião com o qual brincava. 
Ártemis tinha por mãe Leto, e em noite de luas cheias seu poder se fortalece. Seu animal sagrado é uma ursa. A deusa jurou virgindade eterna e renunciou aos homens. Gerou, então, um grupo de garotas que as seguem em suas aventuras. Renunciando, também, aos homens e ao amor.

Ares 


Ares era o deus grego das guerras, da guerra selvagem com sede de sangue, conhecido também em Roma como Marte, filho de Zeus e Hera, de quem herdou o mal gênio da mãe e a força do pai. Pertence a geração dos grandes doze deuses do Olimpo. Ares era guerreiro, gostava muito de guerras, batalhas e brigas, era muito violento, sanguinário, pelo contrário de muitos ele só encontrava sua paz, em suas lutas e batalhas. Era ele quem governava a cidade de Esparta. Em suas lutas sua chegada era anunciada com gritos que causavam pânico nas pessoas. Ares tinha como amante a deusa do amor, a Afrodite. Com ela teve dois filhos, Deimos e o Fobos, que acompanhavam o pai nas batalhas. Também teve com ela o filho Eros que tinha o mesmo poder da mãe, o deus do amor, roubava corações com suas flechas, e até Afrodite foi uma delas, também teve a Harmonia e Anteros. Porém, Hefesto como marido de Afrodite descobriu sua traição, e soube que eles iam se encontrar em seu palácio e preparou uma armadilha para os dois. Na cama ele colocou uma rede invisível e os prendeu, o Sol que estava espiando, ajudando Hefesto viu que a armadilha tinha funcionado e avisou a todos os Deuses, para que todos pudessem ver e presenciar a traição.
Afrodite e Ares então foram presos e depois de um longo tempo quando foram soltos, se separaram. Sempre foi um grande protetor de seus filhos e mesmo sendo um deus de fama ruim, era o único deus que agia desta forma com proteção. Como deus Romano Ares também teve filhos com Réia que eram os gêmeos Remo e Rômulo.
Ares com sua fama era detestado pelos deuses, até seu pai Zeus não gostava dele. Embora Ares gostasse muitas das guerras e batalhas, não era invencível, perdeu muitas vezes. Tem como sua principal rival a deusa Atena que era a deusa das guerras estratégicas, ao contrário de Ares que gostava mesmo de sangue. Atena o derrotou muitas vezes. Ares em suas guerras usava capacete, lança, escudo e uma couraça, também usava uma carroça puxada por quatro cavalos que soltavam fogos pelas narinas.
Muitos gregos costumavam pedir a ajuda do deus Ares para suas lutas e para isso matavam animais na noite anterior a do combate.

Atena 


Atena era a deusa grega da sabedoria e das guerras estratégicas. Os romanos a chamavam de Minerva. Foi concebida unicamente por Zeus e Métis. Era uma deusa virgem, linda, guerreira protetora de seus heróis escolhidos e também de sua cidade Atenas. 
Atena era a filha predileta de Zeus, porém quando Métis ficou grávida, Zeus a engoliu a esposa com medo de sua filha nascer mais poderosa que ele e lhe tirar o trono, mas para que isso acontecesse convenceu Métis a participar de uma brincadeira divina, onde cada um se transformava em um animal diferente e Métis pouco prudente acabou se transformando em uma mosca, e Zeus a engoliu e Métis foi para a cabeça dele. Mas com o passar dos anos, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça e pediu para Hefesto lhe desse uma machadada, foi então que Atena já adulta saltou de dentro do cérebro de seu pai, já com armadura, elmo e escudo.
Atena leva uma lança em sua mão, mas que não significa guerra e sim uma estratégia de vencer, também foi a inventora do freio, sendo a primeira que amansou os cavalos para que os homens conseguissem domá-los. A cidade Atenas era sua preferida já que levou seu nome e onde também se fazia cultos em sua homenagem.
Atena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa. Poseidon bateu com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo. Já Atena além de domar o cavalo e torna-lo um animal doméstico, também deu como presente uma Oliveira que produzia alimento, óleo e madeira, foi então que ganhou e assim a cidade levou seu nome, Atenas.
Atena, considerada a deusa virgem, ficou assim durante toda a história, pois pedia para que os deuses não se apaixonassem, pois ela ficaria grávida e teria que largar sua vida de guerras e passar a viver em uma vida doméstica.
Atena também ficou conhecida como Minerva pelo voto de desempate que deu quando julgou Orestes juntamente com o povo de Atenas. Orestes matou a mãe para se vingar da morte do pai. Atena deu o voto de Minerva como é conhecido hoje, e declarou Orestes inocente.
Essa grande deusa era para ser a nova Rainha do Olimpo, mas como era mulher seu pai continuou no trono. Mas Atena foi a deusa da sabedoria, prudência, capacidade de reflexão, poder mental, amante da beleza e da perfeição.

Hermes


O deus grego dos ladrões, da velocidade e do comércio. Filho de Zeus e da ninfa Maia, nasceu em uma gruta do monte Ciline, na Arcádia.
Assim que nasceu fugiu do berço e roubou cinqüenta novilhas do rebanho de Apolo, logo depois, com a casca de uma tartaruga, construiu a primeira lira e com o som deste instrumento serenou Apolo.
Enfurecido pelo furto; esse deus acabou por deixar-lhe as novilhas e lhe deu o caduceu, a vara de ouro, símbolo da paz, em troca da lira.

 Hefesto


Hefesto era conhecido como deus grego do fogo ou Vulcano (na mitologia romana) e também protetor das atividades relacionadas ao metal, era filho de Zeus e de Hera. Comenta-se que o deus do fogo teria nascido muito feio e com aparência de anão, pois tinha problemas na perna. E, por esse motivo a sua mãe Hera muito envergonhada teria o jogado ao mar. Mas com muita generosidade foi recolhida pela deusa Tétis. Ele que produzia os raios e trovões de Zeus com seu poder do fogo e metais. Também construiu o Tridente de Poseidon, as flechas de Apolo e também a armadura de Aquiles na Guerra de Tróia. 
Hefesto ao ser cuidado por Tétis durante nove anos cresceu e aprendeu a trabalhar com metal, e a fazer jóias também. Um dia sua mãe Hera viu uma de suas jóias. Gostando muito, quis saber quem as fazia, foi quando soube que era seu filho rejeitado, e o quis então de volta ao Olimpo, porém Hefesto recusou o convite de sua mãe. Mas Hera não desistiu da volta de seu filho e pediu para que Dionísio  o convencesse a voltar. Dionísio só conseguiu isso após embriagá-lo com vinho e com uma mula ajudando ele a carregar Hefesto de volta ao Olimpo.Um tempo antes de voltar para o Olimpo, Hefesto se vingou de sua mãe, construiu um lindo trono de ouro e mandou entregá-lo. Sua mãe Hera muito contente, sentou-se no trono, mas nele havia fios transparentes que seguraram Hera no trono e ninguém conseguia tirá-la, até que Hefesto soltou sua mãe e disse que voltaria ao Olimpo apenas se sua mãe lhe desse a mão da mulher mais bela.
No Olimpo Hefesto continuou suas criativas obras e mesmo com as críticas e risadas irônicas por causa de suas pernas conseguiu a atenção de todos os deuses pelo fato de sua grande sabedoria e criatividade. Foi então que Hera para reparar seus danos lhe deu a mão de Afrodite.  Hefesto casou-se com Afrodite, no entanto, apesar da beleza de Afrodite ser muito grande, seu caráter não era. Seu animal sagrado é a codorna

Afrodite


A Deusa grega da beleza, da paixão sexual, do amor, da fecundidade e do casamento. Na mitologia romana, é conhecida como Vênus.

Há duas versões para sua origem, a mais conhecida é a de que Cronos (deus do tempo) a pedido de sua mãe cortou e jogou no mar o órgão sexual de seu pai, Urano (deus do firmamento). Afrodite nasceu da espuma que se formou na água. O segredo de Afrodite era um cinturão mágico com grande poder de sedução.  Seu símbolo mágico é este tal cinturão e seu animal sagrado é a pomba. Outra versão de seu nascimento é de que ela é filha de Zeus e Dione, e que Dione é filha de Urano vindo da espuma do mar

Dionisio


O deus grego do vinho, das festas, do prazer e do delírio místico. Filho da princesa Sêmele e de Zeus, foi o único deus filho de uma mortal. De todas as divindades, era a que mais aproximava dos homens. 
Sua mãe morreu antes que tivesse o necessário desenvolvimento, Dioniso passou parte de sua gestação na coxa de seu pai, Zeus. 
Desde muito cedo demonstrou sua origem divina: amante da caça possuía um estranho poder de amansar os animais mais ferozes. Contraiu matrimônio com Ariadne, após esta ser abandonada por Teseu. Seu símbolo é um cacho de uvas, e seu animal sagrado é um tigre.

 Deméter


Também conhecida como Ceres na mitologia romana, era filha dos Titãs Cronos e Réia é deusa da agricultura e sua esfera de poder secundária são as estações do ano e a vegetação em si - céticos dizem-na ser deusa da natureza. Teve vários amantes dos quais teve filhos: Pluto, deus da abundância filho de Lasão; Arion, cavalo mágico e veloz filho de Poseidon; Perséfone filha de Zeus. 
Perséfone raptada foi para o reino subterrâneo de Hades que a desposou. Deméter, sua mãe, saiu de Olimpo para procurá-la e excomungou a terra por abrir passagem para Hades. Enquanto Deméter esteve fora de Olimpo, a terra tornou-se estéril, os animais morreram, o arado quebrou e os grãos não germinaram. 
Diante de tudo isso, Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone e este concordou, porém, deu a ela um fruto da região que faria com que ela voltasse sempre para o inferno, pois quem comesse qualquer alimento nessa região, ficava obrigado a retornar.  ( A palavra Cereal deriva do seu equivalente romano Ceres)

Alguns (2) ex-Olimpianos

Héstia


Héstia, filha de Chronos e Réia, era a divindade que representava o fogo das lareiras, ou seja, as famílias das cidades e das colônias. Héstia é relacionada na mitologia romana como a deusa Vesta, sendo muito respeitada por todos os deuses e mortais. A deusa era cortejada por deuses como Poseidon e Apolo, porém havia jurado manter sua virgindade perante Zeus, que lhe deu a honra de ser venerada em todos os lares e ser incluída em todos os sacrifícios. Embora Héstia fosse bastante respeitada por todos, sua imagem não gerou muitas expressões artísticas, talvez pela sua serenidade. Sua imagem era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. 
Seu culto era muito simples: na família, era presidido pelo pai ou pela mãe; nas cidades, pelas maiores autoridades políticas.Em Roma era cultuada como Vesta e o fogo sagrado era o símbolo da perenidade do Império. Suas sacerdotisas eram chamadas Vestais, faziam voto de castidade e deveriam servir à deusa durante trinta anos. Lá a deusa era cultuada por um sacerdote principal, além das vestais.Era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. Havia imagens nas suas principais cidades, mas sua figura severa e simples não ofereceu muito material para os artistas. 

Hades


Hades é irmão de Zeus, Poseidon, Héstia, Deméter e Hera. É o governante do mundo inferior pertencente aos mortos, chamado de Hades ou Érebo.Hades é conhecido em inúmeras histórias da mitologia grega, de equivalente Sérapis (mitologia egípcia) e Plutão (mitologia romana).É conhecido pelo rapto da deusa Perséfone, e também é o deus mais odiado pelos mortais, como diz Homero. Este deus é conhecido por ter um trabalho dividido em partes, como por exemplo com as divindades Tânatos, as Fúrias entre outros derivados da morte.
Temendo uma profecia que dizia que seria derrotado por um dos filhos, Cronos passou a devorar os filhos tão logo sua mulher, Reia, os tinha. Assim ocorrera a todos os filhos que teve, à exceção de Zeus que, para ser poupado, foi num ardil materno trocado pela mãe por uma pedra.
Segundo Apolodoro (i.1.5) e Hesíodo (Teogonia 453-67) Cronos os devorou na seguinte ordem: primeiro a Héstia, em seguida Deméter e Hera e, mais tarde, a Hades e Posseidon.
Crescendo, o jovem deus teve novamente a ajuda materna para auxiliá-lo: Reia fez com que o marido engolisse uma beberagem que o forçou a vomitar os filhos presos dentro de si. Uma vez libertos, os irmãos ficaram solidários a Zeus, no combate contra o pai. Postaram-se, então, no monte Olimpo e, com ajuda dos titãs hecatônquiros, combateram os outros titãs, que se posicionaram no monte Ótris, numa batalha que durou dez anos.
Os titãs solidários aos olímpicos — Briareu, Coto e Giges — deram aos três irmãos suas armas: a Zeus os raios, a Posseidon o tridente; a Hades coube um capacete, que o tornava invisível. A derrota de Cronos deu-se com o uso das três armas: Hades, invisível com seu elmo, roubou ao pai suas armas e, enquanto Posseidon o distraía com o tridente, Zeus o fulminou com seus raios.
Sendo o mundo dividido em três partes, Zeus procedeu à divisão por sorteio dos reinos entre si e os dois irmãos: para si ficou a Terra e o Céu, a Posseidon coube os mares e rios, ao passo que para Hades ficou o domínio sobre o mundo subterrâneo e os seres das sombras.
Mais tarde Hades desposa Perséfone (a Prosérpina dos romanos, também chamada Core ou Kore), filha de sua irmã Deméter (Ceres, para os romanos), e que ao seu lado tornou-se a rainha dos mortos. O casal não teve filhos.
Seu nome significa "o invisível", pois seu Elmo do Terror (uma de suas armas mágicas) o deixa invisível, permitindo-no vagar pelo Érebo sem ser percebido, e descobrir as almas que tentam escapar de seu reino, mandando-nas para os campos de punição de Asfódelos.
Assim como Zeus possui o seu raio-mestre; Poseidon, o tridente; Hades possui o seu garfo e seu Elmo do Terror 

Qualquer coisa errada ou que deve ser ajustada, uma dica, entre outros, é só comentar. Comentários de compreensão dificultativa serão excluídos. Da mesma forma os com uso de dialetos ofensivos.

Agradecendo à Compreensão, Filho de Ártemis

114 comentários:

  1. ooi e aí! eu também sou super fã de mitologia, sei muitas coisas sobre. Sou filho de Deméter. Como você disse que qualquer coisa que tiver de ser ajustada é só falar, aqui vai:
    - Deméter, além de deusa da agricultura, também é a deusa das estações do ano e da vegetação, ou seja, da natureza.
    - Artemis também é a deusa dos animais, e um detalhe importante que não foi mencionado é que ela também jurou se manter virgem pra sempre, e ela tem um grupo de jovens, as Caçadoras, que a seguem em suas aventuras e também fazem voto de virgindade e de renunciar ao amor romântico.
    - Kronos, o titã, não é o deus do tempo. O deus do tempo é Chronos, um dos deuses primordiais como Khaos (Caos). Kronos e Chronos são muito confundidos, mas são dois deuses diferentes.
    - Você poderia incluir a outra versão do nascimento de Afrodite, que diz que ela é filha de Zeus e Dione, e que Dione foi a filha de Urano vinda da espuma do mar.

    É isso, espero ter contribuído! Amo demais a mitologia grega. Até logo :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo edmais mitologia grega e percy jackson, meus favoritos sao Poseindon e hades!! depois vem hermes, artemis e apolo...
      Acho que hades teve um filho sim com uma mortal chamado Nico Di Angelo.
      E sim, sou PERCABETH D+
      Amo o filho do deus dos mortos(Nico) e o do deus do mar (PERCY)
      E sim SOU FANATICA por percy jackson
      AGRADECIDA, FILHA de POSEIdon (FDP)

      Excluir
    2. Amanda, filha de Atena12 de novembro de 2013 às 23:38

      Percabeth percabeth sou viciada em percabeth dou os parabens pra maninha Anabethh ( pegou um gato!!! )

      Excluir
    3. Poseidon não tem filhas... ~Filho de Athena~

      Excluir
    4. Poseidon tem filhas sim pois eu ja ouvi falar em muitas mais a maioria das veses ele so tem homens por isso as meninas quase nunca aparecem como filhas de Poseidon.

      ^^ Caçadora de Àrtemis

      Excluir
    5. Saca, se errou. Poseidon teve filhas sim, mas não tem mais pois quando namorou medusa, eles foram para um tempo de Atena e lá geraram uma carota la. e Atena com raiva o amaudisoou a nunca mais ter filhos mulheres.

      Excluir
  2. E desculpe acabar com sua felicidade, autor do post, mas filhos de Artemis não existem, ela é uma eterna virgem

    ResponderExcluir
  3. Muuuuuuuuuuuuito obrigado, Mattys. É esse tipo de contribuição que eu gosto.
    --A propósito, mesmo Ártemis sendo uma eterna virgem isso não a impediu de que se apaixonasse por Órion.
    --Irei ver , sim , a outra versão do nascimento de Afrodite.
    --Quanto à Cronos e Kronos, eu nunca me confundi . Vc pode ver claramente no post preparado à Kronos.
    --Vc poderia tirar minha duvida?: As caçadoras existem apenas em PJ?
    --E, também, desculpe-me acabar com sua felicidade, mas deus da natureza é Pã.

    Todos os seus pitacos (que estou de acordo, e apenas estes) serão postados aqui. Irei alterar o post . Muito obrigado, vc contribuiu muito sim.

    Se quiser fazer parte da equipe as portas estão abertas. Tem um outro filho de Deméter também que é suuper inteligente. Leia os ultimos posts do blog e talvez as suas ideias sejam um pouquinho atiçadas e vc decida fazer parte da equipe . Que tal ??

    Rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou orfao quero incontrar meu pai ajude a eu entrar nos fundos dos mares para encontrar netuno ou como queram falar POSEIDON

      Excluir
  4. - Pode não ter confundido, mas disse erroneamente que o titã é o deus do tempo.
    - Eu sei que Pan é deus da natureza, mas existem vários deuses para algumas funções, como a Lua, que tem as deusas Selene, Artemis e Hecate. Eu pesquisei sobre Deméter e achei que ela também é deusa da vegetação. Se quiser, depois eu procuro o link e mando.
    - Artemis se apaixonou, de fato, mas não teve filhos porque não perdeu a virgindade. Se apaixonar não é deixar de ser virgem. Não estou aqui pra chamar ninguém de poser ou coisa do tipo, só tô explicando que Artemis não tem filho.
    - Tirando sua dúvida: não, as Caçadoras não existem só em PJ. Elas estão presentes na mitologia.

    Quanto a entrar na equipe, não sei... Faz tempo que não uso o Blogger...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deméter não é deusa da vegetação... Ela é deusa da agricultura, das estações anuais e da natureza... O deus da vegetação é Adônis...
      ~Filho de Athena~

      Excluir
    2. Hécate, até onde eu sei é Deusa da Magia

      Excluir
  5. - Então tudo bem . Qto à Kronos/Chronos eu irei resolver.
    - Entretanto Hécate não é deusa da lua . Não pelo que eu saiba . Aos meus conhecimentos ela é deusa das fases da vida e da magia em si .
    - Então quanto à Ártemis eu o irei corrigir também .
    - Obg pela " tira - de - dúvida " (??) .

    E entendo sua posição em relação à corrigir as coisas e ser mal interpretado . Eu já passei por isso . Aqui o leitor tem seu ponto de vista .

    ResponderExcluir
  6. :D é ótimo quando todo mundo se entende.
    E Hecate é deusa da magia também, essa é a função principal dela, mas vários deuses têm funções secundárias além da principal, e uma das secundárias de Hecate é a Lua. pouca gente lembra exatamente por não ser a principal

    ResponderExcluir
  7. outro erro é que você disse que Héstia é filha de Zeus e Rhea (Cibele), mas ela é filha de Cronos e Rhea, e irmã de Zeus.

    ResponderExcluir
  8. Caramba , cara . Onde eu tava com a cabeça !!!

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkk' não sei. só sei que você não corrigiu ainda nada do que eu sinalizei :)

    ResponderExcluir
  10. ah você já corrigiu, esqueça. mas não entendi por que os "céticos dizem-na ser deusa da natureza", eu não sou cético '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nao eh o unico que tem essa opiniao . Eu andei pesquisando em alguns blogs e vi uns autores bem ordinarios e metidos que tambem tem a mesma opiniao . Nao necessariamente voce.

      Excluir
    2. mas por que você disse "céticos"?

      Excluir
    3. Pela autora de um blog que eu encontrei que me tratou com a maior arrogância ( toda snob ).

      Excluir
    4. ah tá... eu entendo o que você disse do povo metido que tem essa opinião, mas é porque tipo, eu não sou metido nem esnobe, mas eu tenho essa opinião de que ela é deusa da natureza, então eu meio que me senti incomodado, mas tudo bem...

      Excluir
    5. Eu também faria o mesmo se dissessem que Hades é o deus dos mortos .

      Excluir
    6. não entendi, mas ele É o deus dos mortos

      Excluir
    7. Quee ? Ta loouco ?

      Ele é o deus do MUNDO dos mortos !!!!

      O deus dos mortos é meu primo : Tânatos !!

      Excluir
    8. Thanatos é o deus da MORTE, é diferente. Hades é o deus do mundo dos mortos, sim, ou seja, ele é o deus dos mortos.

      Excluir
    9. Nhô nhô , Hades é o deus do mundo dos mortos , do reino dos mortos e tudo que ali contém . O deus dos mortos e da morte e Tanatos !! :3

      Excluir
    10. então,sobre a questão Hades: Ele É Deus dos Mprtos,Imperador do Mundo Infrior.E Tânatos éA Morte(nome dado a ele pelos romanos)... pelo Menos é o que eu vi em um livro relacionado a Mitologia Grega/Romana...
      e Faltou dizer que as estações do ano são resultado do acordo entre Hades e Deméter...

      Excluir
  11. ah sim, Dionísio também é deus do teatro, e você continua dizendo que o titã Cronos é o deus do tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque não tem nenhum Kronos (com K). Apenas com C, o que quer dizer que nao tem erros quanto a isto.

      Excluir
    2. Kronos com K é só a forma que o titã Cronos é chamado em inglês, fio. O que eu quero dizer é que você continua chamando o titã de deus do tempo, sendo que o deus do tempo Chronos é muito mais antigo, um dos primordiais.

      Excluir
    3. Oremos#

      deus do tempo à que me refiro não é exatamente a que ele seja um deus, até porque eu sei a historia de Caos e blábláblá , não seria eu capaz de errar um assunto destes.
      Ele é titã , mas deus é apenas a forma de expressão usada para explicar que ele é uma divindade olimpiana !!

      Excluir
    4. mas ele não é uma divindidade olimpiana '-' e tudo bem dizer que ele é um deus, apenas um deus, afinal titãs são meio que deuses, mas você falou deus do TEMPO, a parte do tempo tá errada

      Excluir
  12. Isso ta quase uma conversa por MSN! Eu também sou fá de Deméter Mattys. Mitologia grega é confusa msm, muitos deuses, muitas funções, muitas versões...

    Agente acaba se enganando ou esquecendo de dizer alguma coisa importante. Hecate é deusa da magia e como a lua tem uma forte ligação com a magia ela acaba adquirindo essa função tb. Deméter é deusa da vegetação, mas o que a torna mais marcante é sua personalidade protetora com a filha na minha opnião, ela é uma deusa bondosa que não pensa em punir ninguem... quer dizer quando não mechem com a filha dela, se fizerem isso ela acaba amaldiçoando o mortal, mas em qualquer outro caso ela é "Pacifica".

    Artemis se manteve virgem pois ficou traumatizada logo apos nascer quando viu as dores insuportaveis do parto que sua mãe Leto sentiu para dar a luz a Apolo.

    ResponderExcluir
  13. minha mãe Deméter é uma diva e minha irmã Perséfone, outra diva :3
    mitologia grega é confusa mas é o máximo, pra mim todos os deuses existem *-*
    achei que Ártemis tivesse jurado virgindade e renunciado aos homens depois que matou Orion sem querer
    Você gosta de Percy Jackson, Lucas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade ela é virgem por causa desse assidente e não por causa do parto de Leto

      Excluir
  14. Li os 5 primeiros livros e estou partindo para o 6º que é logo depois da saga do Percy acabar.

    Eu gosto (embora a Deméter apareca como uma mãoe hiper-protetora e uma sogra inusportavel rsrs), a unica coisa que não curto muito em Percy é que os deuses e seres misticos aparecem muitas vezes de forma comica entende? (Medusa assando churrasco, Esfinge em um jogo de quiz, Hermes com roupa de atleta, Hermes com roupa de mecanico... enfim gosto deles nos estilos mais classicos gregos, aquelas vestes gregas e tal).

    Mas a historia é boa e as cenas de ação tb. Meus personagens favoritos são Nico e Thalia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu favorito é só o NICO . Adivinha pq ? aushaushuahsua
      amu meu maninho ' kzkzkzkzk

      Excluir
    2. Amands, filha.de Atena12 de novembro de 2013 às 23:46

      Sou.viciada em percabeth deu pra ter noção né depois vem.Thalia.depois Léo (2 coleção)

      Excluir
    3. Eu sou filha de Hefesto por tanto Leo e Beckendorf são meus irmãos
      ~filha de Hefesto

      Excluir
  15. *______*
    ah, eu gosto dessa modernização deles, acho as túnicas gregas feias. eles têm que acompanhar os tempos e ficarem tecnológicos :3
    tô no 3° livro e aaaaamoooo a série. meus favoritos são Percy e Annabeth, mas Nico também é lindo e divo *u* e Thalia é linda e diva *w*

    ResponderExcluir
  16. Pois é esse fator mais "classico" que acho um ponto forte no filme, tirando isso... foi a PIOR adaptação de livro que ja vi na minha vida. Eles mudaram MUITO a historia, muito mesmo... quem leu o livro e viu o filme sabe do que eu estou falando.

    Mas sem pensar na fidelidade que o filme deveria ter, deixando isso de lado. Eu acho o filme muito bom, a luta final entre Percy e Luke é muito massa.

    Já escrevi um romance de mitologia grega passado na epoca classica (não é uma historia publicada) apenas uma historia que escrevi mesmo, tem 300 paginas mas tirando aquelas paginasinhas iniciais dos livros quando a historia nem sequer começou ainda, fica uns 290.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado , eu to escrevendo uma hj em dia ...
      E , realmente, o filme é (com o perdão da palavra) uma merda absoluta !

      Excluir
  17. ah, esse filme foi uma ruína mesmo! eu gostei, mas foi muito sem noção em relação ao livro. mudaram praticamente tudo, cortaram partes ótimas e importantes... o livro dá de 1.000.000 a zero no filme.
    fiquei curioso pra ler esse seu romance >.<

    ResponderExcluir
  18. Olha não sou nnehum Rick Riordan da vida. E foi meu primeiro romance, então de um desconto se estiver uma droga =x

    me da seu e-mail (ou manda um e-mail para meu e-mail "lucas_vitoriano12@hotmail.com") que eu respondo enviando o PDF do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria q vc me enviasse tbm parece ser legal meu email é thoro.j@hotmail.com

      Excluir
    2. queria q vc me enviasse tbm parece ser legal meu email é thoro.j@hotmail.com

      Excluir
  19. o meu é gavetaimpressa@gmail.com [não ligue pro nome maluco], manda aí *u*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviei, olha no seu e-mail dps, se não achar pode ter ido direto pro lixo, olha la tb.

      Excluir
  20. Ksksks , vcs dois são uma piada juntos ... rsrs

    O me livro não é um romance , é mais uma história inventada baseada na mitologia msm , é aquela coisa patética e banal sobre que o mundo vai acabar e precisam de jovens pra fazer isso , aí eu peguei partes da mitologia que nenhum escritor pegou até hoje .

    Mas ainda nao tem nem 50 paginas . aushaushauhsuahsuah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quando eu disse "romance" é mais por força da expressão msm. Tem sim um romance na historia, tem um casal principal e tal. Mas com o rumo que a coisa vai não tem muito tempo pra eles ficarem juntos, a historia tem mais ação mesmo.

      E sim, é baseado na mitologia grega, aparecem alguns seres como nereidas e driades, alem da Skylla que por sinal fez uma participação bem forte. A historia é uma trilogia e na verdade esse primeiro livro é so uma introdução ao que vai realmente aocntecer nos outros dois.

      No segundo livro que estou escrevendo agora, esta na pag 220. É a continuação do primeiro e esse não tem nada de romance.

      Filho de Hades, uma historia pode ter um enredo pricnipal batido e banal e render uma boa historia, Percy Jackson e Harry Potter estão ai pra provar.

      Aproveitando vou puxar aqui o assunto. Percy Jackson (me refiro ao personagem) é um personagem ja bem classico, se vocês perceberem ele faz parte do Arquetipo do heroi. Agora como explicar o que é arquetipo? É como um "Molde". Isso esta muito comum nos mitos gregos, pensem na minha querida Demeter, ela é o arquetipo da mão super-protetora que faz tudo pela filha, Narciso é o arquetipo das pessoas futeis que pensam apenas em si mesmas, Hefesto da pessoa rejeitada que se isola... arquetipos são como caracteristicas que estão presentes na mentalidade humana, independente do tempo e do espaço. No tempo das caverna ja existiam "Demeter´s" que viviam mais para os filhos e para cuidar dos outros do que de si mesmos, e daqui a 1100 anos quando os humanso colonizarem Marte e conviverem com os marcianos, ainda haverão Demeter´s por toda a parte.

      Esse termo aparece em "Percy jackon e o ladrão de raios" pagina 94 ultimo paragrafo, que é como Quirion denomina os seres misticos (esfinge, medusa, centauros... enfim). Pois é Percy é o arquetipo do heroi, aquele tipo de pessoa que se preocupa com os outros e age pelo bem alheio, alguem com poderes superiores (pois mesmo entre os meio-sangues que ja são superiores aos mortais, mesmo entre eles o percy se destaca por ser filho de um dos trés grandes deuses) e é também o classico heroi que contorna os problemas usando a inteligencia e a esperteza. Annabeth tem inteligencia, ela sabe muito e age pela logica, mas ela não é do tipo que consegue usar a esperteza para sair das situaçãos dificeis, Percy sempre arranja um jeitinho para derrotar os monstros, podem ver.

      O que queria dizer é que msm Percy sendo um personagem com um arquetipo tão comum o de heroi classico, ele é um personagem bem feito, então msm a historia tendo um enredo batido e como vc disse banal é na forma que vc escreve que da para fazer magica e uma historia original apesar do enredo batido!

      Puxa isso foi tão grande quanto uma postagem! Mas é isso ai.

      Excluir
    2. Muito bom,gostaria de aprende mais com voceis
      tenho dificuldades na ordem cronologica

      Excluir
  21. eu tô escrevendo uma história que vai ter algumas coisas de mitologia, como alguns deuses primordiais, mas como não é uma história DE mitologia, não vai ter muuuitas coisas. essa já tem 33 páginas, mas eu vou re-escrever um monte de coisa, porque tem muita coisa meio besta, afinal eu era menor quando escrevi, agora vou re-escrever e terminar. tem outra que já tem mais de 100 páginas, mas essa é sobre magia, nada a ver com mitologia. e tem outra que eu só fiz uns protótipos até agora, ainda não comecei a escrever mesmo, e essa sim é sobre mitologia, então vai ter muita coisa mitológica.

    ResponderExcluir
  22. Só pra esclarecer uma coisinha : eu sei o que é arquétipo.
    *______*
    aushauhsuahsuahua

    ResponderExcluir
  23. ninguém deu atenção às minhas histórias... okay D=

    ResponderExcluir
  24. Asuhaushaushuahsuahu '

    Eeer , a idade chega , a gente vai ficando sozinho ... ksksksksks

    ResponderExcluir
  25. Oiii, estou lendo a pouco tempo os livros do Rick Riordan, a saga do Percy, e estou me apaixonando pela mitologia grega. Aqui vocês comentam sobre serem filhos dos Deuses, gostaria de saber de que Deusa (o) eu sou filha, tem como descobrir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe, nós não somos, de fato, filhos dos deuses (bom, pelo menos eu nao sou). Nós brincamos de ser filhos dos deuses entende ?

      É só uma diversão, somos 'filhos' dos deuses que mais nos identificamos ...

      Excluir
  26. hahaha não po, isso eu sei né. Mas achei que vocês faziam um questionário e tal =P

    ResponderExcluir
  27. Nn nn , existem alguns sites na web q fazem estes questionarios . Se fosse por estes eu seria filho de Apollo , mas Hades faz mais o meu estilo ...
    hehe

    ResponderExcluir
  28. você pode escolher de que deus(a) quer ser filho, não precisa fazer um questionário

    ResponderExcluir
  29. Quais são as fontes que utilizou para a sua pesquisa sobre os deuses olimpianos?

    ResponderExcluir
  30. Quais são as fontes que utilizou para a sua pesquisa sobre os deuses olimpianos?

    ResponderExcluir
  31. adorei seus posts, ate tentei fazer um blog pra mim sobre isso tbm e apesar de amar mitologia nao tenho paciência para ficar escrevendo. e o teu eh bem o que eu queria ter animo para fazer hehe.parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  32. Ola...venho por meio deste informar q existimos e q esta faltando varios deuses q os mortais nao sabem...oque nao vem ao caso, tenho um pedido a fazer,qualquer deus ou semi deus entre em contato cmg sou filho de poseidon e athena, irmao de calixtto e calian,meu nome e casthelyan helios.no momento cassandra a filha mais velha do meu tio hades esta comandando o olimpo e fomos obrigados a ficar na terra por proteçao,so q ela mandou varias caçadores atraz da gente dia 20de agosto de2013 irei comandar um exercito de deuses pra recupera o olimpo e peso se qualquer filho de deuses ir nos encontra no portal de fora do olimpo perto do lago da lamentaçao. Td ajuda e bem vinda
    Obg Casthelyan ah e me add no face meu nome na terra e Carlos Felipe Neves procurem meu apelido no face e Lyan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso, jovens, é o resultado de efeito de maconha... digam não às drogas, meus jovens!!

      Excluir
  33. como eu faço pra chegar ao OLIMPO para conhecer meu pai POSEIDON ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *--* Se vc conseguir me leva????
      Preciso conhecer a mamãe hahaha <3

      #Filha de Afrodite#

      Excluir
  34. Gostei muito da seu pagina me ajudou muito no meu obrigado

    ResponderExcluir
  35. kkkkkkk não sei o que é mais top. o blog ou os comentarios '

    ResponderExcluir
  36. Eu só queria comentar uma coisa, na hist´ria de Dedálo fala q ele era filho de Ártemis e Artemis nao tem filho nem filha, ela jurou pelo Rio Estige ser virgem por toda a eternidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em nenhuma história de dédalo diz que ele é filho de ártemis, e se você achou algum lugar que diz, a pessoa que escreveu errou feio. não existe um acordo quanto aos pais dele, há várias versões, a mãe dele pode ser atena ou outras 3 mulheres

      Excluir
  37. Filah FANATICA de poseindon3 de novembro de 2013 às 20:44

    Amo edmais mitologia grega e percy jackson, meus favoritos sao Poseindon e hades!! depois vem hermes, artemis e apolo...
    Acho que hades teve um filho sim com uma mortal chamado Nico Di Angelo.
    E sim, sou PERCABETH D+
    Amo o filho do deus dos mortos(Nico) e o do deus do mar (PERCY)
    E sim SOU FANATICA por percy jackson
    AGRADECIDA, FILHA de POSEIdon (FDP)

    ResponderExcluir
  38. *w* Parabéns pelo blog, é msm incrivel. Comecei a ler PJO e logo me apaixonei por mitologia grega, achei mto interessante o livro pois desperta a vontade de ir atras do conhecimento. Ainda me confundo um pouco com a historia por se tratar de mtos deuses e outras criaturas mitologicas. Quanto mais eu leio sobre Poseidon mais eu admiro ele *w* Enfim, é isso, parabéns pelo blog, novamente (:

    ResponderExcluir
  39. eu adorrroooo mitologia graga gostei muito do seu bloggg liee tudoo e gostei muitoo!!!
    quando assisto o filme parcy jackson eu tenho vontade de ser filha de zeus pq ele e o deus dos deuzes amo mitologia muito legal oq vc fez adoreiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostaria de ser filho de posseidon (adoro os cavalos e gosto muito da água!). Se voce nao leu os livros ainda, le logo, porque eles sao muito legais.

      Excluir
  40. Adorei o Blog... Só queria mais coisas da mamis ;/ heueheuu

    Sou fã de Percy Jackson... amo <3 Irmã de Piper aki :* haha

    #Filha de Afrodite#

    ResponderExcluir
  41. Eu adoro a mitologia grega, tenho varios livros de histórias gregas e até algun que misturam os gregos com os romanos, tambem sou super fã da serie Parcy Jackson, adorei quando Parcy fica com Annabeth.

    ResponderExcluir
  42. Gostei mt do blog,muitos esclarecimentos,eu nao sei o por que,mas essa coisa de mitologia grega me prende a atencao,acho interessante,li os qse todos os livros e gostei muito,se perceberem,cada livro deu enfase a alguns deuses,acho q so faltou a deméter neh,eu acho,rsrs

    ResponderExcluir
  43. ahh,nao sabia que Hades,Hera,Démeter,Zeus e Héstia eram irmaos,mas eu acho a héstia tao apagadinha,no livro o ultimo olimpiano,ela e bem citada,inclusive,ela q e o ultimo olimpiano neh,rssr,gente....na boa,era uma putaria neh,irmaos tendo filhos com irmaoss,tios com sobrinhos,credo.kkkkk

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. isso dai que vcs tao falando sobre mitologia grega euma merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. merda é você , mitologia grega é muito legal e se não te interessa porque veio a esse boog ???

      Excluir
  46. merda é você pessoa anônima ai decima , mitologia é muito legal , e se você não gosta porque veio ver esse bloog

    ResponderExcluir
  47. Bom, adoro mitologia grega, e vim ajudar....

    Atena jurou virgindade eterna também, porem ela tem filhos, por ser a deusa da sabedoria e ter nascido mais especificadamente da cabeça (inteligencia) de ZEUS os seus filhos são frutos de um pensamento.
    Ou seja, ela não precisa manter relações para ter filhos, ele nascem de uma vontade mental exercida por Atena

    ResponderExcluir
  48. voce poderia falar sobre hécules

    ResponderExcluir
  49. Hades e Perséfone não têm uma filha chamada Macária?

    ResponderExcluir
  50. Sou filha de Atena e Poseidon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro meus meios-irmãos : Anabeth Chase e Percy Jackson

      Excluir
  51. Parabéns gostei muito.

    ~Filho de Apolo~

    ResponderExcluir
  52. sou muito fã da mitologia grega mais eu n sei muita coisa sobre a mitologia então muito obrigado pelo post e aos comentarios pois ajudou muito

    ResponderExcluir
  53. Oi. Faltou dizer que Hestia cedeu o lugar dela entre os olimpianos pro Dionisio quando ele virou um deus.

    ResponderExcluir
  54. Alguem ja leu Rick Riordan???????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  55. Deméter teve outra filha com Poseidon. Despina deusa do inverno irmã gêmea de Árion

    ResponderExcluir
  56. Muito loko mitologia grega, sou cristão(com orgulho) mais acho realmente interessante, gostei bastante desses posts, mais eu presiso perguntar a qual deus a fenix esta relacionada?

    ResponderExcluir
  57. Sou Filho de Deméter tbm amo mitologia mto bom esses resumos
    -VITORSANTANA

    ResponderExcluir
  58. As vezes digo q sou Filho de Deméter+Posseidon outras vezes Hades+Perséfone kkk
    -VITORSANTANA

    ResponderExcluir
  59. o Animal sagrado de apolo sao as vacas vermelhas

    ResponderExcluir
  60. Osíris que é parecido com Hades e não serapis

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...