quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Aprenda um pouco de Alfabeto Grego

Eu sempre tive a curiosidade de aprender sobre o Alfabeto Grego, que acabo de descobrir ser muito abrangente. Agora prestem bem atenção na explicação. Qualquer detalhe perdido pode ser totalmente relevante:
O alfabeto utilizado para escrever a Língua grega teve o seu desenvolvimento por volta do século IX a.C., utilizando-se até aos nossos dias, tanto no grego moderno como também na Matemática, Física, Astronomia etc.
Anteriormente, o alfabeto grego (Ελληνικό αλφάβητο) foi escrito mediante um silabário, utilizado em Creta e zonas da Grécia continental como Micenas ou Pilos entre os séculos XVI a.C. e XII a.C. e conhecido como linear B. O Grego que reproduz parece uma versão primitiva dos dialectos Arcado-cipriota e Jónico-ático, dos quais provavelmente é antepassado, e é conhecido habitualmente como Micênico.
Crê-se que o alfabeto grego deriva duma variante do semítico, introduzido na Grécia por mercadores fenícios. Dado que o alfabeto semérico não necessita de notar as vogais, ao contrário da língua grega e outras da família indo-europeia, como o latim e em consequência o português, os gregos adaptaram alguns símbolos fenícios sem valor fonético em grego para representar as vogais. Este facto pode considerar-se fundamental e tornou possível a transcrição fonética satisfatória das línguas Europeias.
LetraNomeSom clássicoSom modernoValorAlfabeto SemíticoHTML
Α αAlpha/a, aː/ (a longo ou breve)/a/1Aleph (') /a/ (Álefe)α
Β βBeta/b//v/2Beth /b/&etacoleta;
Γ γGamma/g/→/ɣ, j/ (ga,gue,gui,go,gu)/ɣ, j/3Gimel /g/γ
Δ δDelta/d/→/ð//ð/Daleth /d/δ
Ε εÉpsilon/e/ (e sempre breve)/e/5He (h) /h/ε
(Ϝ)Digama/w/-6Waw (Vav) /w/ϝ
Ζ ζZeta/dz/→/z/ (ds, z italiano)/z/7Zain /dz/ζ
Η ηEtá/ɛː/→/i/ (e sempre longo)/i/8Heth (h*)η
Θ θTehta/tʰ//θ//θ/9Thet (t*)θ
Ι ιIota/i/ → /i//i/10Yodh (y) /j/ι
Κ κKappa/k//k/20Kaph /k/κ
Λ λLambda/l//l/30Lamed /l/λ
Μ μMiu/m//m/40Mem /m/μ
Ν νNy/n//n/50Nun /n/ν
Ξ ξXi/ks//ks/60Samekh (s)ξ
Ο οÓmikron/o/ (o sempre breve)/o/70Ain ()ο
Π πPi/p//p/80Pe /p/π
(Ϻ)San/s/-Sade (s*) /ts/
(Ϙ)Qoppa/k/-90Qoph /q/
Ρ ρ/r//r/100Resh /r/ρ
Σ σ,ςSigma/s//s/200Shin (sh) /S/σ
Τ τTau/t//t/300Taw /t/τ
Υ υUpsilon/u/→/y/→/i/(u francês ou ü alemão)/i/400De Wauυ
Φ φFi/pʰ/→/f//f/500origem incertaφ
Χ χChi/kʰ/→/x//x/600origem incertaχ
Ψ ψPsi/ps//ps/700origem incertaψ
Ω ωOmega/ɔː/→/o/(o sempre longo)/o/800origem incertaω
(t)Sampi/ss/ /ks/-900origem incerta

Veja uma imagem mais resumida:
Clique na imagem para ampliar
As letras Digamma, San, Qoppa e Sampi desapareceram do alfabeto nos seus primeiros tempos, antes do denominado período clássico. Dado que a aparição das letras minúsculas é bastante posterior, não existem minúsculas das ditas letras, exceto como símbolos numéricos (Digamma ϛ, Qoppa ϟ, Sampi ϡ).
Originariamente existiram variantes do alfabeto grego, sendo as mais importantes a ocidental (Calcídica) e a oriental (Jónica). A variante ocidental originou o alfabeto etrusco e daí o alfabeto romano. Atenas adotou no ano 403 a.C a variante oriental, dando lugar a que pouco depois desaparecessem as demais formas existentes do alfabeto. Já nesta época o grego escrevia-se da esquerda para a direita, enquanto que a princípio a maneira de o escrever era alternadamente da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, de maneira que se começava pelo lado em que se tinha concluído a linha anterior (queria que fosse assim na minha escola), invertendo todos os caracteres em dito processo.
O factor inovador introduzido com o alfabeto grego são as vogais. As primeiras vogais foram Alfa, Épsilon, Iota, Ómicron e Upsilon. Se contempla o processo de criação do alfabeto grego como resultado de um processo dinâmico baseado na adoção de vários alfabetos semíticos através do tempo, encontrando inclusive influências do linear-B, poder-se-ia dar uma explicação mais satisfatória da sua origem do que as teorias que postulam uma adaptação única de um alfabeto determinado num momento dado. Diz-se que estas primeiras letras foram em homenagem aos deuses. As letras Iota, Upsilon e Psi representavam as armas mágicas dos três grandes, que seriam: o raio de Zeus, o Garfo de Hades e o Tridente de Poseidon.

Atualmente, somente o grego moderno e o tsacônio são escritos usando o alfabeto grego. Além desses idiomas, o idioma bactriano, já extinto, e o copta, atualmente em uso somente na liturgia da Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria, também adotaram o alfabeto grego, com algumas modificações. As letras gregas são também utilizadas na linguagem científica e matemática. Assim, temos o PI = 3,1415 na Matemática, raios GAMA e as variações que são representadas pelo DELTA na Física.
Minhas letras favoritas são o Delta, o Upsilon e Psi. Não me pergunte o porque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...